segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Tem muita gente que tem dinheiro e não é feliz, eu sou melhor"

Uma recepção tão calorosa que vale por sete! Assim fomos recebidas na casa de Adriana de Souza Silva e Roberto Carlos da Silva, pais de cinco filhos, moradores do bairro Árvore Grande, em Pouso Alegre.



Adriana, toda prosa e sorridente, nos contou que:

"Falo que fiz promessa para São Bento: um pra fora, outro pra dentro!"

Então gente, esse ditado nos explica o nascimento quase escadinha dos cinco filhos: Fiama de 17 anos, Bruno de 15, Luana de 14, Fabiana de 13 e Juninho de 11. Praticamente um ano sim, outro não, tinha um bebê novo em casa!

Adriana relembra que para cuidar da criançada, fazia várias operações: "operação tomar banho", enquanto ela dava banho, o marido enxugava e colocava roupa. "Operação mamadeira" e assim vai... era um empenho do casal para dar conta.



E tinham que dar conta também da situação financeira com o orçamento apertado, das filas dos postos de saúde públicos horas a fio quando uma das crianças ficava doente e da casa pequena, de um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro.

"Fizemos a sala da casa de quarto para as crianças e ficamos sem sala."

Aos poucos, Adriana que já trabalhou como faxineira diarista, já lavou roupa pra fora e hoje trabalha em uma escola municipal e ainda vende roupas e cosméticos para complementar a renda e o marido Roberto que já trabalhou como padeiro, pedreiro, fez vários bicos e hoje está empregado como entregador de móveis em uma loja, foram aumentando a casa, primeiro mais um quarto, depois outro. Hoje, há um quarto para as meninas, um para os meninos e o do casal, além disso, a casa voltou a ter sala.

"Há 18 anos, estamos construindo nossa casa, meu maior sonho é terminá-la."

As dificuldades de quase duas décadas fizeram da família uma fortaleza que é exemplo.

"No supermercado, a gente compra primeiro o necessário, se o dinheiro acabar, as guloseimas desnecessárias ficam no carrinho."

A mãe, com os filhos grandes e dois deles já trabalhando se orgulha da família.

"Tem muita gente que tem dinheiro e não é feliz, eu sou melhor"



Roberto também conversou com a gente e, embora o microfone tenha o intimidado um pouco, ele relatou algumas situações que já vivenciou na entrega de móveis.

"Uma vez, a mulher fez a gente dar uma volta enorme carregando a geladeira só para não pisarmos no tapete dela."

Segundo ele, em várias das entregas, encontrou muita gente soberba que o faz ter a certeza de que dinheiro pode comprar muita coisa, mas não compra valores essenciais de vida e de família.

A família toda vem com a gente e são personagens do webdocumentário A gente vai indo...! Em breve!


3 comentários:

Lukas Ramos disse...

Parabéns...
ficou muito fera...
que Deus abençoe vc's

agentevaiindo disse...

Obrigada Lukas!
Aliás, vc já assitiu ao webdoc A gente vai indo... Os vídeos estão nos posts mais recentes do blog! vem com a gente!

Anônimo disse...

Incrível. Realmente com amor e esperança, temos a certeza que tudo na vida dá certo!!!! Linda família, tocante matéria! Parabéns! Luciana

Postar um comentário