segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"A felicidade é hoje ou não é"


A gente vai indo a todo vapor! Agora com os passos mais firmes e apressados para a produção do webdocumentário A gente vai indo... Você que nos acompanha já sabe que o filme vai abordar a felicidade existente nas pessoas que não possuem recursos suficientes muitas vezes para a alimentação, moradia, saúde e tantas outras coisas, mas mesmo assim são felizes com o que tem e dão valor à vida.

Com este propósito, no sábado (27), Ana Luiza Fernandes, Edna Motta e Jéssica Caixeta foram se encontrar com Padre Mário Borghi. Enquanto isso, a quarta integrante da equipe, Juliana Cunha, estava entre leituras e escritas para concluir um dos capítulos do relatório de fundamentação teórica do projeto.

O Pe. Mário é um típico italiano, há quase 30 anos no Brasil, ainda mantém o sotaque do país natal. Em Pouso Alegre, escolheu viver no São Geraldo, um bairro pobre, de quase 10 mil habitantes, onde moram famílias numerosas e trabalhadoras, as quais muitas vezes convivem com casos de violência, drogas e alcoolismo.



É lá no São Geraldo que Pe. Mário desenvolve uma série de trabalhos sociais, está a frente do Mosteiro Popular, lugar onde há capela, restaurante popular com almoço a R$ 1,00 e biblioteca.  Por meio desses trabalhos, padre Mário acredita que vai mudar a realidade do bairro São Geraldo. E entre outros movimentos, o padre trabalha com dependentes químicos, os quais se recuperam na recém-inaugurada Fazenda Esperança. E por isso é grande conhecedor das famílias do bairro.


Com muito carisma, Pe. Mário nos dedicou uma hora para ouvir a proposta do nosso trabalho e conhecer o blog. Ao ver a figura da pipa, ele afirmou ser interessante a relação de estarmos com os o pés no chão, mas ao mesmo tempo com sonhos no alto. Muito atento às explicações, ele nos indicou várias famílias com histórias que merecem ser contadas e entre uma conversa e outra explanou muitos conceitos de felicidade.

"Felicidade é viver plenamente, viver intensamente o presente. A felicidade é agora ou não é."

A cada história que conhecia no blog, o religioso fazia comentários, de maneira objetiva, didática e muito bem humorada!  Segundo ele:

"Felicidade não deve ser buscada em uma alienação. Ela tem que ser buscada na realidade. Qualquer tipo de alienação é uma fuga da realidade"

"Nunca a felicidade está fora de nós. Ou está dentro de nós ou não está. Felicidade não é um conceito, é uma situação"

Com as explanações e conceitos de felicidade, padre Mário Borghi acrescenta  que uma pessoa feliz pode transmitir a felicidade para outra pessoa!

"A felicidade é compartilhada. Você sendo feliz, as pessoas ao seu redor também serão felizes"
                                     
"Vou ler o blog de vocês"

Voltando aos nossos passos firmes e apressados, Pe. Mário nos disse o seguinte:
"Temos muito pressa, por isso mesmo façamos tudo com muita calma"
Sábias palavras padre, obrigada por nos ouvir e vir com a gente!

4 comentários:

Túlio Noronha disse...

Puxa Parabéns meninas! adoro o Pe Mário, toquei muito no Mosteiro e dei aula de música como voluntário lá. Fiquei muito feliz em vê-lo por aqui....Abraços

Abadia disse...

Amei o Blog de vocês!!! Que alegria de poder ver o meu amigo Pe. Mario, ele que foi muito importante na minha vida... Ele é um servo de Deus que esta sempre lutando para o bem comum, das pessoas com realidades tao diferentes , que esta escondida na nossa indiferença, temos que aprender a olhar com mais atenção os mais desfavorecidos, com amor e fazer a diferença...

agentevaiindo disse...

Obrigada Túlio e Abadia! Assistam ao webdocumentário A gente vai indo... são cinco episódios com as histórias colhidas ao longo deste blog. Os vídeos estão nos cinco posts mais recentes do blog. Vem com a gente!

Anônimo disse...

Fui seminarista e tive o prazer de ter o Padre Mario como reitor ele é sensacional.

Postar um comentário