quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Eu gosto de coisas simples, um sorriso diferente, um abraço, eu gosto de simplicidade sabe?”



O nome dela é Ana Cláudia Mendes, mas todos a conhecem por Claudinha, diminutivo no nome, mas um coração enorme. Uma menina alegre, animada, que não pára um minuto. E foi assim que ela recebeu a nossa equipe na primeira conversa. Abriu logo os braços e gritou de longe: “Oi! Vem logo me dar um abraço!”.


Ela cursa o 6 º período de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, mas é natural e reside em Santa Rita do Sapucaí. Quem a vê pela faculdade vendendo sorrisos e guloseimas, talvez não imagine que a vida nem sempre foi fácil para ela. Aos 11 anos, sua mãe faleceu de câncer no esôfago e, na época o seu pai bebia muito. Foi um tempo difícil, que todos em casa lamentavam demais tudo que havia acontecido.

“Todo mundo já lamentou muito, agora chega, não adianta mais lamentar!”

Ela é a caçula de 5 irmãos e também já tem 5 sobrinhos. E adora brincar com eles...


 
“Quando reunimos a família eu fico brincando com as crianças, coloco música alta, danço, até meu sobrinho já disse: ‘Tia! Menos...’”.

A relação com o pai não é a mais fácil, emocionada ela contou que na época que a mãe faleceu, o pai também teve diabetes e bebia muito, e se perguntava: “Deus quando isso vai acabar?”. Hoje ele melhorou, parou de beber, mas mesmo assim, ela só conversa com ele o necessário.

Mas todas essas dificuldades não tiraram o que ela tem melhor... Sua felicidade e coragem de enfrentar a vida de frente!



Quando entrou na faculdade, Claudinha não tinha muito dinheiro para pagar os estudos e ainda comprar as apostilas, tirar os xérox e também os produtos de necessidade pessoal.

“Eu vi uma menina vendendo trufa e pensei que também podia vender alguma coisa. Pedi R$ 5,00 emprestado para comprar balas, comecei a vender e deu certo. Hoje compro minhas coisas, como produtos de higiene pessoal, roupas e ajudo em casa”.

Ela está feliz da vida porque conseguiu um estágio em uma Agência de Comunicação de sua cidade. E está aprendendo ainda mais de sua futura profissão. Na verdade, ela queria mesmo era fazer Jornalismo, mas passou no vestibular de Publicidade que era sua segunda opção. No primeiro dia de aula, os professores pediram para os alunos se apresentar e a Claudinha, prosa que só ela, levantou e disse:

“Eu sou a Claudinha, eu não sei o que é esse curso, eu queria mesmo Jornalismo, só que  passei para Publicidade, mas eu quero é aprender”.

Hoje a faculdade é tudo para ela, não consegue viver sem.

“Eu amo vir para faculdade, encontrar meus amigos, meus professores, rir junto, falar bobeira.”



Nossa conversa foi interrompida pelas amigas dela que foram devolver a caixa de guloseimas que venderam para ela no intervalo, enquanto ela falava com a gente. E para finalizar a conversa ela disse:

“Eu gosto de coisas simples, um sorriso diferente, um abraço, eu gosto de simplicidade sabe?”

Agora, nossa equipe segue para Santa Rita do Sapucaí para gravar com a nossa querida personagem Claudinha, em breve os bastidores de tudo que rolar por lá, aqui!

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Se eu já tinha orgulho "da menina que vendia trufas " passei a ter orgulho da Claudinha também com sua história , sempre a vi vendendo coisas e sorrisos sem preço .

Eliza disse...

Oi meninas, estão de parabéns pelo blog, o mundo precisa de pessoas assim, que divulguem notícias boas e pessoas de bom coração, afinal não temos só tragédias e terrores acontecendo por aqui! Parabéns mais uma vez, que Deus as abençoe.

Ivaneia Souza disse...

é um exemplo!!!Deveria ir na Ana Maria Braga!!!Esta menina, a Claudinha, faz a gente acreditar que , não se precisa de tanto para viver e ser feliz!!Tenho ate vergonha das coisas que reclamo da vida...
As menina que fizeram este site, deveriam ser imortalizadas , pois mostram a todos, num trabalho lindo de reportagem...indo fundo no nosso coração e nos mostrando como a vida vale a pena!A gente vai indo....vai indo...Vai Indo!!!

Edna Motta disse...

Claudinha é, além de tudo, uma empreendedora, com uma estratégia de marketing muito especial: ela vende junto com as guloseimas sorrisos e simpatia!

agentevaiindo disse...

Obrigada gente! Assistam ao webdoc A gente vai indo... e vejam de perto a história da Claudinha e de outras personagens!
Os episódios estão nos posts mais recentes do blog! Vem com a gente!

Postar um comentário