sexta-feira, 22 de julho de 2011

“Luto todos os dias por algo positivo para minha família, para meu povo e para meu mundo.”


Quem vem com a gente essa semana é Gabriel Fortes. Brasileiro, mineiro, natural de Pouso Alegre. Com 27 anos, Gabriel tem muita história pra contar! Protagonista de uma vida cheia de impressões boas e ruins pelo mundo, o rapaz é militar das Forças Armadas Americanas, atua como enfermeiro de campo de combate da Marinha há oito anos. Desde então, já viveu muitas missões. “Fui para muitos lugares nesse mundo, Itália, Grécia, Dubai, Iraque, Madagascar, Tailândia, Japão... Enfim, tantos lugares… E digo... Os valores são completamente diferentes. Educação, respeito, religião, saúde, cultura.” 



 
Para Gabriel, a escolha de viver em missões ajudando pessoas em perigo ao redor do mundo é recompensada com o trabalho de curar feridos. “O que me conforta é saber que minha família entende. Quando criança, minha mãe dizia: ‘o certo é criar uma criança para o mundo e não para você’. Isso me ajudou muito entender minha parte na sociedade.

 "Acredito que não existe decepção maior do que não seguir seus sonhos e ser feliz. O fato que sou feliz em que faço, isso  ajuda trazer conforto para minha família, mesmo com tanta distância entre nós."


Gabriel divide com a gente algumas impressões notadas em diferentes povos, muitas vezes em momentos de dor e sofrimento. 

Em 2004, invadiu, em missões terrestres, junto com a equipe de resgate americana, o Iraque. “Minha equipe deu auxílio para preservar a segurança em prédios públicos que no futuro poderiam ser usados para restabelecer o governo iraquiano.”

Em 2011, cumpriu missões humanitárias no Japão e na Tailândia. No Japão, com o objetivo de ajudar o povo japonês depois da tragédia que ocorreu no norte do país, o militar voltou com a constatação de que "a educação [no Japão] é em primeiro lugar. Escolas abertas no sábado, e olha sem reclamação!! Mas nos domingos, existe paz na sociedade. Dia de folga. Dia de sair com a família, ir ao parque, tomar sorvete... Simplesmente sentar em um lugar público. O valor que os japoneses têm em paz e respeito não se compara. Valorização de lugares públicos, bom, nunca vi em outro país."

Na Tailândia, “visitamos um orfanato de cegos. Ajudamos a pintar, reconstruir, ensinar, prestar serviços humanitários, também nas áreas de medicina e odontologia.” De lá, Gabriel guarda "a simplicidade, a união do povo tailandês o coloca entre um dos países preferidos. Conhecido com o país de 10.000 sorrisos... Pode ter certeza que a simplicidade e carinho que o tailandês tem para seu próprio povo será demonstrado para você também."


Para ler as matérias (em inglês) da missão na Tailândia, clique aqui.


  
“O governo americano a cada seis meses envia tropas para o mundo todo. Existem tropas americanas em 23 países. África, Colômbia, Nicarágua, Cuba, Djbouti (um país africano). Existe em campo mais de 7.000 militares americanos dedicados à saúde do povo e educação.”

O soldado da Marinha americana encontrou uma maneira muito propícia para expor os sofrimentos e a vida de um militar: Gabriel faz música!  Afinal, com a vida de soldado “tudo muda, a sua família muda. Seus valores mudam. O gosto daquela comida preferida parece até melhor depois de sete meses longe de casa. Você começa a aproveitar os minutos com sua família, com seus queridos e estar com objetos. Pra mim, meu violão..." 


Gabriel sabe bem o que está falando e para alcançar um número grande de pessoas e deixar para elas um legado, põe conteúdo em suas batidas de hip hop. “A qualidade da música hoje em dia não diz nada, simplesmente um "good time", acredito que posso colocar aquela batida que todos gostam, mesclada com uma letra que traz esperança para quem precisar...

"A juventude hoje em dia precisa de coisas positivas na vida. Luto todos os dias por algo positivo para minha família, para meu povo e para meu mundo." 


Quer ouvir as músicas de Gabriel? Acesse www.reverbnation.com/kmillion

Gabriel Fortes está atualmente nos EUA,
depois de sete meses na Ásia (Japão e Tailândia).
Concedeu entrevista ao Blog A Gente vai indo... via internet.

2 comentários:

Fernanda Fernandes disse...

Gente,tão longe e tão perto da gente,um pousoalegrense de dar orgulho...parabéns para ele e sua família por esta disponibilidade de tempo,de amor e de carinho para com as pessoas...que pessoas iluminadas são estas???

Fernanda Fernandes

agentevaiindo disse...

Fernanda, obrigada por vir com a gente! História bacana mesmo né!? Você já assitiu ao webdoc A gente vai indo... Os cinco episódios estão nos posts mais recentes do blog e vc vai encontrar histórias bem emocionantes, engraçadas e inusitas! Beijo!

Postar um comentário